top of page
  • Foto do escritorJosileide Santos

Assembleias e Encontro de Formação da ABB 2023

Atualizado: 17 de jul.

Salvador foi sede, nos dias 06 à 09 de julho (2023), da Assembleia Geral Ordinária, da Assembleia Geral Extraordinária e do Encontro de Formação 2023 da Aliança de Batistas do Brasil (ABB). Todas as atividades aconteceram na Igreja Batista Nazareth, na rua do Cabral, nº 142.


Para a presidenta da ABB, pastora Camila Oliver, o final de semana foi marcado pela presença constante da Divina Ruah em cada atividade realizada. “A Ruah nos foi, em solo baiano, brisa fresca e ao mesmo tempo brasa que reacendeu a chama em nossos corações. Este foi um final de semana de reencontro com a nossa história e de projetos potentes para o futuro. Foi tempo de comemorar os nossos 18 anos e de nos unir na continuidade da construção de uma longa história de diaconia na perspectiva do movimento do Jesus Nazareno.”


Presidenta - Pastora Camila Oliver.

O Encontro de Formação

Com o tema: Fé, Democracia e Direitos. O encontro de formação foi iniciado com um culto realizado na tarde da sexta-feira (06) e contou com a representação das caravanas das igrejas membros: Igreja Batista do Pinheiro – Maceió/AL; Igreja Batista em Porto Calvo – Porto Calvo/AL; Primeira Igreja Batista em Bultrins – Olinda/PE; Igreja Protestante Unida – Ribeirão Preto/SP, Igreja Batista do Caminho – Rio de Janeiro/RJ além da anfitriã Igreja Batista Nazareth/BA. Bem como, do coletivo Vozes Marias – Olinda/PE e do MUPPS/BA. Além da caravana da Igreja Batista Semente/SE (que participou como visitante).


Também se fizeram presentes representantes de convidados especiais, a exemplo: Camila Chagas – KOYNONIA; Pastora Bianca D’aebs - CESE / CEBIC; Rui e Bárbara – MST; João Aguiar e Daniel Motta – PCB; Íyá Márcia, Pai Raimundo, Padre Lázaro e Ogã Elias – CONIRB e Josileide Santos – CONIC. Foi um momento de muita gratidão, esperança e comunhão entre todas as pessoas que viveram esse momento.



A formação contou com duas mesas. A primeira que dialogou sobre Fé e Direitos foi mediada pela irmã Nivia Dias, educadora, licenciada em Biologia, mestra em Educação e Contemporaneidade, membra da Igreja Batista Nazareth (Salvador/BA) e filha da Casa de Oyá (Ilhéus/ BA), e facilitada pela pastora luterana Lusmarina Campos, ela que é teóloga eco-feminista e pesquisadora da área de Direito, que se dedica a temas como direitos humanos, sociedade, eco-feminismo, justiça, diálogo inter religioso e ecologia.





Já a segunda mesa foi introduzida pela intervenção cultural do poeta Sandro Sussuarana, do grupo Sarau da Onça. E dialogou sobre Fé e Democracia foi mediada pela irmã Gilvaneide Santos, psicóloga, pós graduada em psicologia hospitalar, membro do Fórum de Negritude da ABB, da Pastoral da Negritude da Igreja Batista do Pinheiro e do Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial Alagoas, e facilitada pelo pastor batista Henrique Vieira, da Igreja Batista do Caminho, ator, poeta, professor, atualmente Deputado Federal/RJ e Valdenice Raimundo, Doutora em Serviço Social, integrante do Coletivo de Acadêmicas Negras Luiza Bairros, líder do grupo de Estudos em Raça, Gênero e Políticas Públicas e integrante fundadora da Pastoral Negritude Rosa Parks.





Exibição e exposição

O destaque da tarde do sábado ficou por conta da exibição do Documentário Voz do Caminho: O silêncio não é mais possível, construído pelo Coletivo Vozes Marias, de Pernambuco. E pela Exposição Rios – Dignidade Menstrual, realizada pelo Coletivos MUPPS.





Lançamento de Livro

À noite do sábado (08), tivemos momentos emocionantes com o lançamento do Livro: O Jesus Negro, escrito por pastor Henrique Vieira. Onde o escritor realizou uma sessão de autógrafos e fotos.










Pausa

A ABB entende que suas atividades não se encerram, pois elas continuam reverberando em suas comunidades e vidas das pessoas que participam dos eventos. Por isso, na manhã do domingo (09) foi realizado o culto de despedida do evento com uma reflexão potente trazida pelo pastor Henrique Vieira. A cerimônia contou também com a participação do irmão Elijah Zehyoue que trouxe uma saudação da nossa querida Alliance of Baptists. A celebração da Ceia do Senhor e a posse da nova diretoria do biênio 2023-2025 da ABB.



Assembleias Após 18 anos de existência, a ABB realizou, em assembleia extraordinária, a primeira reforma do seu estatuto na qual foram feitas atualizações de linguagem e mudança em regras que já não atendiam as demandas de pautas abraçadas e defendidas pela instituição.




Na primeira sessão da assembleia ordinária, foram apresentados os relatórios de atividades e financeiro do biênio 2021-2023 com destaque que, devido ao tumultuado período político vivido no Brasil, a ABB precisou reafirmar o seu posicionamento à favor da democracia e ao lado das minorias.




Nova diretoria para o biênio 2023-2025

Já na segunda sessão da assembleia ordinária, foi eleita nova diretoria da ABB para o biênio 2023-2025 com a seguinte composição:

Pastora Camila Leite Oliver (IBN/BA) – Presidência Barbara Fernandes Aguiar (PIBBultrins/PE) – 1ª Vice-Presidência Pastor Wellington Santos (IBP/AL) – 2ª Vice-Presidência Gilvaneide Santos (IBP/AL) – 1ª Secretaria

Bruna Silva (IBPorto Calvo/AL) – 2ª Secretaria Pastora Adriana Carla (PIBBultrins/PE) – 1ª Tesouraria

Rafaela Cruz (IBN/BA) – 2ª Tesouraria



Novo Conselho Fiscal para o biênio 2023-2025: Titulares: Marluce Leite (IBP/AL) Andreana Melo (IBPorto Calvo/AL) Agnes Alencar (IBatista do Caminho/RJ)


Suplentes: Adelson Correia (IBN/BA) Renata Teixeira (PIBBultrins/PE) Tiago Silva (IBP/AL)

Destaques:

“O Encontro da ABB que envolveu três momentos importantes para vida da ABB, como Assembleia Extraordinária que reformulou nosso estatuto; Assembleia Regular onde foram apresentados os resultados frutíferos dos últimos dois anos de trabalho da ABB, além de eleger a nova diretoria executiva para o biênio 2023/2025 e o Encontro de Formação entitulado Fé, Democracia e Direitos, nos levaram a concluir que continuamos no caminho certo de seguir lutando por direitos para todas às pessoas inspiradas no Evangelho do nosso irmão amado Jesus de Nazaré, bem como permitir que nossos corações sejam aquecidos/incendiados de paixão pela missão baseada na justiça, alegria, paz e amor que a vida de Jesus refletiu e reflete em nossas trajetórias. Com nossos corações ardendo de amor pelo Evangelho de Jesus, seguimos sem soltar a mão de ninguém” – pastor Wellington Santos.

“Como sempre, o encontro da ABB neste último fim de semana foi renovador. Vimos a presença expressiva das igrejas, a participação do povo nas decisões, a reforma de um Estatuto com 18 anos, o ambiente de respeito e acolhimento. E mais: na cidade de Salvador: berço do Brasil. Já fiquei estou com saudade!” – Mayrinkellison Wanderley


“Um encontro onde pudemos celebrar a diversidade, renovar as forças e alimentar a nossa esperança de vivenciarmos um evangelho que promova vida e não morte para todas, todos e todes as pessoas!” – Barbara Aguiar


“O encontro foi Magnifico por meio de grandes conhecimentos, aprendizagem e reencontros acolhedores!” – Bruna Silva


“Defino o encontro da Aliança como um encontro potente, que podemos refletir sobre como a nossa fé pode e deve estar pautada na luta por um mundo mais justo, equânime. Onde a igreja pode ser um lugar seguro para todos os corpos! Precisamos ampliar os espaços, ninguém pode ser igreja sozinho precisamos acolher quem Jesus acolheu!” – pastor Bruno Kfé



Braços e abraços, afetos e afagos. Sorrir é um modo de resistência.





Gratidão a todas às pessoas que construíram esses momentos.

Tchau Salvador!!! Até a Próxima.



Creditos:

Fotos - Ton Shubber @ton_shubber

47 visualizações0 comentário
bottom of page