A Aliança de Batistas do Brasil (ABB), realizou, nos dias 17 a 19 de junho, um Encontro de Formação entitulado Cidade dos Cata-ventos, reunindo lideranças batistas e ecumênicas de todo o Brasil.
O evento, que contou com o apoio da Coordenadoria Ecumênica de Serviço (CESE) e da Alliance of Baptists, foi norteado pelo seguinte tema: Fé, Diversidades e Política; que também teve um subtema: Pelo Direito de Viver e Ser. Ao longo desses três dias de atividades aconteceram painéis e rodas de conversa trabalhando temáticas bem enriquecedoras. Na sexta-feira aconteceu o Culto de Abertura, que começou às 19h, contando com a presença de todas as pessoas inscritas, que passaram por um credenciamento, que habilitou para a entrada do evento. A música ficou por conta do Grupo de Louvor da Igreja Batista Soul Livre e durante a atividade, diversos representantes tiveram oportunidade de fazer uma saudação. Vejam as imagens na galeria abaixo:
ABERTURA - 17/06/2022 - SEXTA-FEIRA
No Sábado, as atividades começaram cedo, às 8h30 estavam todos devidamente alimentados e acessando o templo da Igreja Batista Soul Livre, para iniciarmos o dia de atividades, que contou com a presença musical de Andréia Laís, cantora alagoana, e na sequência, o primeiro Painel intitulado Fé e Diversidades, com a presença da Pra. Odja Barros, da Igreja Batista do Pinheiro e do Rev. Bob Luiz Botelho, Coordenador do Evangelicxs, tendo como Facilitadora, a cientista social, Karine Damasceno, representante da Coletiva Benedites, da Igreja Batista Nazareth.
Veja as imagens da manhã de sábado na galeria abaixo:
1º PAINEL - FÉ E DIVERSIDADES - 18/06/2022 - Sábado
Após o almoço, que foi servido no templo, com um buffet proporcionado pela organização do evento, começamos as atividades da tarde de sábado, o segundo Painel intitulado Fé e Política, teve a ilustríssima presença da Reverenda Alexya Salvador, da ICM São Paulo e com a mediação de Bárbara Aguiar, asistente social e representante da Igreja de Bultrins.
2º PAINEL - FÉ E POLÍTICA - 18/06/2022 - Sábado
Após o final da 2ª mesa, tivemos um momento muito único, onde todas as pastoras e pastores LGBT's receberam uma benção especial de todas as outras lideranças presentes. Após este momento incrível, começaram as Rodas de Conversas com os seguintes temas:
1ª Roda de Conversa: Debater as possibilidades de uma igreja sem capacitismo: a fé de corpos com deficiência que sejam aceitos como diferentes e não como corpos a serem curados (Bárbara Lustoza).
2ª Roda de Conversa: Preto no Poder – Embranquecimento de figuras religiosas (Jackson Augusto). Apagamento de mulheres negras da Bíblia (Liz Guimarães) - Metodologias antirracistas para a igreja local e história do racismo na igreja brasileira.
3ª Roda de Conversa: Saúde Mental de crentes LGBTQIA+ e igrejas (Adriana Carla e Marcos Paulo).
4ª Roda de Conversa: Abordagem bíblica pela ótica dos pobres (Pr. Kinno Cerqueira).
5ª Roda de Conversa: Política e Formação de Base: possibilidades de mudança social e a defesa do Estado Laico (Alana Barros).
6ª Roda de Conversa: Mulheres, Fé, Política e Diversidade (Barbara Aguiar e Rayanne Lins).
7ª Roda de Conversa: – Diálogo inter-religioso (Gilvaneide Santos e Nivia Dias).