top of page
  • Foto do escritorAliança de Batistas do Brasil

Formação 2022 - CIDADE DOS CATA-VENTOS - FÉ, DIVERSIDADES E POLÍTICA

Atualizado: 6 de jul. de 2022

A Aliança de Batistas do Brasil (ABB), realizou, nos dias 17 a 19 de junho, um Encontro de Formação entitulado Cidade dos Cata-ventos, reunindo lideranças batistas e ecumênicas de todo o Brasil.


O evento, que contou com o apoio da Coordenadoria Ecumênica de Serviço (CESE) e da Alliance of Baptists, foi norteado pelo seguinte tema: Fé, Diversidades e Política; que também teve um subtema: Pelo Direito de Viver e Ser. Ao longo desses três dias de atividades aconteceram painéis e rodas de conversa trabalhando temáticas bem enriquecedoras. Na sexta-feira aconteceu o Culto de Abertura, que começou às 19h, contando com a presença de todas as pessoas inscritas, que passaram por um credenciamento, que habilitou para a entrada do evento. A música ficou por conta do Grupo de Louvor da Igreja Batista Soul Livre e durante a atividade, diversos representantes tiveram oportunidade de fazer uma saudação. Vejam as imagens na galeria abaixo:



ABERTURA - 17/06/2022 - SEXTA-FEIRA


No Sábado, as atividades começaram cedo, às 8h30 estavam todos devidamente alimentados e acessando o templo da Igreja Batista Soul Livre, para iniciarmos o dia de atividades, que contou com a presença musical de Andréia Laís, cantora alagoana, e na sequência, o primeiro Painel intitulado Fé e Diversidades, com a presença da Pra. Odja Barros, da Igreja Batista do Pinheiro e do Rev. Bob Luiz Botelho, Coordenador do Evangelicxs, tendo como Facilitadora, a cientista social, Karine Damasceno, representante da Coletiva Benedites, da Igreja Batista Nazareth. Veja as imagens da manhã de sábado na galeria abaixo:

1º PAINEL - FÉ E DIVERSIDADES - 18/06/2022 - Sábado





Após o almoço, que foi servido no templo, com um buffet proporcionado pela organização do evento, começamos as atividades da tarde de sábado, o segundo Painel intitulado Fé e Política, teve a ilustríssima presença da Reverenda Alexya Salvador, da ICM São Paulo e com a mediação de Bárbara Aguiar, asistente social e representante da Igreja de Bultrins.


2º PAINEL - FÉ E POLÍTICA - 18/06/2022 - Sábado




Após o final da 2ª mesa, tivemos um momento muito único, onde todas as pastoras e pastores LGBT's receberam uma benção especial de todas as outras lideranças presentes. Após este momento incrível, começaram as Rodas de Conversas com os seguintes temas:

1ª Roda de Conversa: Debater as possibilidades de uma igreja sem capacitismo: a fé de corpos com deficiência que sejam aceitos como diferentes e não como corpos a serem curados (Bárbara Lustoza).


2ª Roda de Conversa: Preto no Poder – Embranquecimento de figuras religiosas (Jackson Augusto). Apagamento de mulheres negras da Bíblia (Liz Guimarães) - Metodologias antirracistas para a igreja local e história do racismo na igreja brasileira.


3ª Roda de Conversa: Saúde Mental de crentes LGBTQIA+ e igrejas (Adriana Carla e Marcos Paulo).


4ª Roda de Conversa: Abordagem bíblica pela ótica dos pobres (Pr. Kinno Cerqueira).


5ª Roda de Conversa: Política e Formação de Base: possibilidades de mudança social e a defesa do Estado Laico (Alana Barros).


6ª Roda de Conversa: Mulheres, Fé, Política e Diversidade (Barbara Aguiar e Rayanne Lins).


7ª Roda de Conversa: – Diálogo inter-religioso (Gilvaneide Santos e Nivia Dias).

RODAS DE CONVERSA - 18/06/2022 - Sábado


Chegamos ao final da nossa Formação Cidade dos Cata-ventos, que foi sediada na Igreja Batista Soul Livre, em Fortaleza, com uma sensação maravilhosa proporcionada pela Divina Ruah, conseguimos nos conectar, nos transformar pela vivência do outro, nos afetamos, trocamos, crescemos, nos desconstruímos e saímos de lá carregando no coração da gente muitas sementes que germinarão no tempo certo.

CELEBRAÇÃO FINAL - 19/06/2022 - DOMINGO



76 visualizações0 comentário
bottom of page